domingo, 14 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO

O filósofo alemão Ludwig Andreas Feuerbach (1804-1872) é um dos pensadores que, pelos mais diversos motivos, acabou sendo muito mais conhecido – ao menos num primeiro momento – mais pelos seus leitores e intérpretes do que pela sua obra propriamente dita. Exemplos notáveis disso são, sem dúvida, seus leitores mais célebres como Marx, Engels e Freud que, nas suas obras a Ideologia alemã (de Marx e Engels), nas Teses contra Feuerbach (de Marx) e em O futuro de uma ilusão e Mal-estar na civilização, fazem menção direta - ou indireta - ao pensador.
Feuerbach é um dos pensadores denominados pós-hegelianos mais decisivos para os séculos XIX e XX. Sua crítica ao cristianismo e a sua afirmação do ateísmo se constitui num desafio tanto o pensamento ateísta como para o pensamento cristão que almeja seriamente a afirmação do cristianismo. Além disso, os reflexos de sua obra podem ser percebidos também na psicanálise e na proposta de uma nova filosofia e de uma nova política.
Por todos esses motivos, parece auspicioso que, pela primeira vez, um grupo de pesquisadores brasileiros, portugueses e argentinos, se reúnam para estudar a obra de Feuerbach e os seus desafios para o pensamento contemporâneo. É nesse espírito que convidamos todos para participar do I Congresso Internacional Feuerbach e a ler diretamente na obra do pensador a profundidade do seu desafio. Sejam todos bem-vindos!

Cordialmente,


Prof. Dr. Marcio Gimenes de Paula
Departamento de Filosofia e Grupo de Pesquisa em Ciências da Religião da UFS
pela comissão organizadora do congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário